O voto em trânsito, termo desconhecido para muitos eleitores, é o direito que todos têm de votar para presidente mesmo estando ausente do domicílio eleitoral. Para isso, devem procurar um cartório eleitoral, levando um documento oficial com foto, para fazer o requerimento. O prazo para a solicitação é até esta quinta-feira (21).
O voto poderá ser feito nas capitais dos estados ou nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Em Pernambuco, são Recife, Paulista, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, todas na Região Metropolitana.
No pedido, precisa ser informada a cidade onde o cidadão estará nos dias do primeiro e do segundo turno – 5 e 26 de outubro.
O cadastro para o voto em trânsito impede o voto na seção de origem, a não ser que o cancelamento seja feito também até esta quinta. Quem não conseguir suspender a solicitação, deverá justificar a ausência, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral. O prazo para a justificativa é 4 dezembro para o primeiro turno e 26 para o segundo.
De acordo com o TRE-PE, nas eleições de 2010, 80.419 eleitores fizeram o requerimento para o primeiro turno e 76.458 pediram para o segundo turno.