O município de Ouricuri atingiu a meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2013. A meta estabelecida para o município foi a média 3.5, a qual foi alcançada através da Prova Brasil aplicada no ano passado com alunos do 5º ano, antiga 4ª série, de escolas municipais.
No entanto, algumas escolas atingiram médias acima do estipulado para o município. É o caso da Escola Municipal São Sebastião, que obteve a maior média 3.9, seguida da escola Ginásio São Pedro, que alcançou 3.7. A boa avaliação se deve à estruturação das escolas feitas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação que tem ofertado além de cadeiras, bebedouros e ventiladores, merenda escolar de qualidade e material didático gratuito para os alunos.
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), o Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
O cálculo do Índice para as escolas municipais é feito a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho na Prova Brasil. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. A meta é diferenciada para cada escola a fim de que em 2021 a média nacional chegue a 6.0.
Além dos alunos do 5º ano, a prova foi aplicada também com estudantes do 9º ano. No caso destes a média alcançada se manteve em 2.8.