Está quarta-feira, 1º de outubro, foi comemorado o dia do idoso. Pensando nisto, foram realizadas atividades recreativas para um grupo de idosos na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Na ocasião, os idosos foram acolhidos pela equipe da Pastoral da pessoa idosa, Conselho municipal dos direitos da pessoa idosa e Secretaria Municipal de Saúde e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
No evento a presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Socorro Vieira, lembrou que O ‘Dia do Idoso’ era celebrado originalmente em 27 de setembro no país, mas após a criação do ‘Estatuto do Idoso’, em 1º de outubro de 2006, passou para a data atual. Ela informou ainda, que haverá outras atividades alusivas à data, no dia 10 Outubro com a participação da Primeira-dama, Daniela Sá, a qual tem contribuído bastante no desenvolvimento das políticas da pessoa idosa, a exemplo do projeto firmado com o BNB clube para atividades físicas e natação.
O evento contou também com a presença de professores de educação física, os quais realizaram várias atividades físicas com os idosos. Além disso, os participantes contaram com o serviço de aferição da pressão arterial através da equipe do NASF.
De acordo com a Secretária de Saúde Sra. Maria do Carmo, para a manutenção da saúde na terceira idade, exercícios físicos são importantes, desde que sejam respeitadas as limitações dos idosos. “A atividade física é saúde. Ela contribui para a saúde física, mental e, inclusive, espiritual dessas pessoas. Muita gente pensa que só rezando é possível conseguir bem-estar espiritual, mas os exercícios físicos também ajudam os idosos a estarem bem com eles mesmos”, destacou.
A Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Sra. Eneide, falou do trabalho em parceria entre igreja e município, e que através das Secretarias de Saúde, Ação Social e Conselho do Idoso a Pastoral da Pessoa Idosa tem fortalecido sua missão de vida espiritual. “É preciso que os idosos sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida. Aspectos estes fundamentais para a sua estabilidade emocional”, salientou. (Da Ascom)