-->

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

No Sertão de PE, projeto 'Escola das Águas' abre inscrições para jovens

author photo
Inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro nas ONGs.
Projeto capacita jovens na área de captação e manejo da água.
Estão abertas até o dia 20 de fevereiro, as inscrições para novas turmas do 'Projeto Escola das Águas'. Podem participar da ação, jovens entre 18 e 29 anos de nove comunidades rurais das cidades pernambucanas: Araripina, Exu, Granito, Ouricuri, Parnamirim, Santa Filomena, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, e Serra Talhada. São 30 vagas para cada município.
De acordo com a Técnica de Campo do Escola das Águas, Keilla Noronha, o projeto funciona como um sistema de formação de jovens e que objetiva habilitá-los para a construção de tecnologias na que atuam na captação e manejo da água. “Formamos profissionais e inserimos eles no mercado de trabalho. Os jovens não precisam sair da Zona Rural para Zona Urbana. Com o projeto, eles podem conciliar a atividade produtiva a esses projetos”, explica.
Para se inscrever é necessário além de residir na comunidade, ter concluído o Ensino Fundamental II e ser reconhecido como liderança na comunidade. Os documentos necessários são foto 3X4, cópia do histórico escolar com a conclusão do Ensino Fundamental, cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Além da ficha de inscrição preenchida.
Os interessados devem entrar em contato por telefone antes da inscrição com as organizações responsáveis, ou comparecer nas sedes das ONGs que promovem a capacitação. Em Araripina, Exu e Santa Filomena é preciso procurar o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) nos contatos (87) 3873 – 1102. Já em Ouricuri, Granito e Parnamirim, os jovens devem recorrer ao Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga) através do telefone (87) 3874-1258. Enquanto que em Flores, Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada, é preciso ligar para o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor) pelo contato (87) 3831 – 2385.
São cinco módulos com conhecimentos na área de captação e manejo da água. Serão ministrados conhecimentos teóricos e práticos. Os três primeiros módulos são teóricos com assuntos que abrangem a convergência com o semiárido, politicas públicas, agroecologia e nos próximos surgem as tecnologias hídricas. Nos últimos, acontece a construção das cisternas e da barragem subterrânea.
Em cada município são construídas duas cisternas calçadão e duas subterrânea. São duas turmas por município e a duração do curso é de 200horas, o equivalente a quase cinco meses. Outras informações através da página do Projeto Escola das Águas. 
Serviço:
Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada)
Rua Deodato Pereira Santiago, 36, Centro, Araripina.
(87) 3873 -1102
Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga)
Avenida Engenheiro Camacho, 475, Renascença, Ouricuri.
(87)3874 - 1258
Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor)
Rua Manoel Pereira da Silva, 1349, Centro, Serra Talhada.
(87) 3831 -2385
Juliane Peixinho  
Do G1 Petrolina

0 comentários


EmoticonEmoticon

Proxima Proxima
Anterior Anterior

Propaganda