O Ibope divulgou nesta quinta-feira (9) o resultado da primeira pesquisa do instituto no segundo turno da eleição para presidente da República, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. O nível de confiança é de 95%. Levando em conta a margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
Essa pesquisa do Ibope mostra, pela primeira vez, o candidato Aécio Neves, do PSDB, em vantagem numérica sobre Dilma Rousseff, do PT, com os dois empatados tecnicamente. Vamos aos números, começando pelos votos totais:
Aécio Neves, do PSDB, está com 46%. Com a margem de erro, tem 44% a 48%. Dilma Rousseff, do PT, está com 44%. Com a margem de erro, tem de 42% a 46%. Aécio e Dilma estão portanto empatados tecnicamente, dentro da margem de erro. Votos brancos e nulos somam 6%. Os que não souberam ou não responderam são 4%.
Votos válidos
O Ibope também realizou a pesquisa apenas com votos válidos, desprezando os votos brancos, nulos e o percentual de eleitores indecisos. É assim que o Tribunal Superior Eleitoral faz a totalização, no dia da votação. Aécio Neves, do PSDB, está com 51%. Com a margem de erro, tem 49% a 53%. Dilma Rousseff, do PT, está com 49%. Com a margem de erro, tem de 47% a 51%.
Aécio e Dilma estão portanto empatados tecnicamente, dentro da margem de erro. (Fonte: Jornal Nacional)