Começaram a ser preparadas neste sábado (11) as urnas que vão ser usadas em Pernambuco, nas eleições do segundo turno para presidente da República. O procedimento foi iniciado para atualizar os dados dos candidatos. Diferente do primeiro turno, no dia 26 de outubro os pernambucanos vão às urnas para escolher apenas quem vai governar o país.
As informações com o número, nome e foto dos dois candidatos à Presidência da República estão sendo gravadas em pendrives que serão inseridos nas urnas. Os dados são carregados pelo sistema online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Informações referentes a seção, zona eleitoral e nome do eleitor não precisam ser atualizadas, porque permanecem as mesmas. A previsão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) é de que até segunda-feira (13) todo processo de atualização das urnas esteja concluído.
No 1º turno das eleições, em todo o estado 1.070 urnas apresentaram problemas técnicos. Dessas, 580 precisaram ser substituídas. Para que isso não volte a ocorrer no segundo turno, o TRE vai verificar novamente o sistema. A previsão é de que as urnas sejam levadas para os locais de votação nos dias 24 e 25 de outubro.