O Setorial Nacional de Direitos Humanos do Partido dos Trabalhadores (PT) pediu, em nota divulgada nesta terça-feira, a saída da ministra Ideli Salvatti da Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Para o grupo, é necessário colocar um nome ligado à área para contrapor setores conservadores.
“Ficando a SDH com o Partido dos Trabalhadores, há um entendimento que a ministra deu a sua contribuição, mas é necessária para qualificação da SDH a nomeação de algum petista ligado à área dos Direitos Humanos”, diz o comunicado, sem citar o nome de Ideli.
A ex-senadora petista, que já passou por outros dois ministérios, é cotada para continuar na pasta de Direitos Humanos. A nota do setorial do PT foi divulgada diante da expectativa da confirmação dos últimos 15 nomes para compor o ministério.
O comunicado lembra que a reforma ministerial sofre críticas pela indicação de políticos sem relação direta com as pastas. “O governo Dilma está sendo atacado por colocar ministros completamente estranhos às suas pastas, manter a atual ministra na pasta de Direitos Humanos seria corroborar com isso”.