Elci Pessoa Júnior, Engenheiro com experiência em Construtora, Órgão Contratante e Tribunal de Contas, fala ao sobre o curso.
Qual a importância deste curso?
Exemplo disso é que as próprias Normas Rodoviárias vêm passando por contínuas e profundas revisões, de modo que hoje em dia as exigências normativas já são substancialmente diferentes do que eram há apenas 5 anos atrás. Todas as Normas de Terraplenagem, por exemplo, foram atualizadas em 2009; as de Pavimentação foram revisadas em 2010, 2012, 2013 e 2014.
Não obstante, o que percebemos com bastante frequência, infelizmente, é que obras e até mesmo projetos são executados à luz de Normas Técnicas ultrapassadas, o que não apenas implica serviços com qualidade aquém da esperada como também prejuízos financeiros para as Construtoras e Estados.
Qual o público alvo?
Engenheiros de empresas construtoras; engenheiros de empresas de consultoria (fiscalização, supervisão e gerenciamento dos serviços); servidores públicos de prefeituras, responsáveis pela licitação, contratação ou fiscalização de obras de pavimentação urbana; servidores públicos do DNIT, DERs e secretarias de estado de infraestrutura, responsáveis pela contratação ou fiscalização de obras rodoviárias; engenheiros da Caixa Econômica Federal e outros agentes financiadores de obras; servidores públicos de Controladorias Internas, Ouvidorias Gerais e Tribunais de Contas, responsáveis por auditorias em obras rodoviárias ou pavimentação urbana e membros e peritos de Ministérios Públicos, Polícia Federal e órgãos afins.
De que forma o curso será util para o público?
Trata-se de um curso essencialmente prático que transmite aos participantes os conceitos e técnicas de execução e fiscalização dos diversos serviços inerentes a terraplenagem rodoviária e urbana, visando a que os mesmos detenham amplo conhecimento acerca de cada serviço e reconheçam os procedimentos pessoais para exercício de sua função em todas as etapas da obra, sabendo exatamente o que fazer no dia-a-dia para garantir a qualidade e economicidade do empreendimento.
Tais conhecimentos facilitam ainda um bom planejamento das atividades, o que assegura, ainda, a execução da obra no menor intervalo de tempo possível, reduzindo custos e transtornos.
O que o público pode esperar da sua palestra?
Pode esperar uma apresentação extremamente prática, dinâmica e bastante ilustrada com exemplos do dia-a-dia das obras. O curso segue a proposta do livro, que é a de não “desperdiçar palavras”, ou seja, tratar firmemente dos pontos que realmente são relevantes e que muitas vezes não são adequadamente tratados durante a execução das obras. A abordagem, portanto, é direta e objetiva, de tal modo que os conceitos teóricos são trazidos apenas na exata medida da sua aplicação prática em campo.
Assim, o curso, do mesmo modo que o livro, tem o foco não na elaboração dos projetos das obras, mas, sim, na execução das mesmas, com todas as dificuldades práticas que normalmente nos deparamos - inclusive recomendações para se resguardar quanto a possíveis erros de projetos.
O livro inclusive, talvez exatamente pelo seu conteúdo prático e direto, é hoje um dos três mais vendidos da Editora Pini, que é a maior editora especializada em livros técnicos de Engenharia e Arquitetura do País.
Por fim, faça um convite aos profissionais do Rio de Janeiro.
Eu agradeço a oportunidade dessa entrevista e aproveito para convidar toda a Engenharia Rodoviária do Rio para nos encontrarmos nesse evento. Isso é o que vem ocorrendo, País afora, onde ministramos o Curso, de modo que as aulas acabam até sendo um “pano de fundo” para o encontro, troca de experiências e network entre os participantes.
Nesse sentido, convido a todos para que vejam fotos e avaliações de cursos ministrados bem recentemente acessando o site na New Roads.
Durante o Curso, serei, é claro, o “Professor”, mas, antes e após o mesmo, sou por paixão um Engenheiro Rodoviário e apreciarei bastante as contribuições que certamente receberei desse encontro com colegas da área.
Enfim, como disse, trata-se não só de um curso, mas de um grande encontro dos colegas que fazem a Engenharia Rodoviária no Estado e Região.
SAIBA MAIS SOBRE O CURSO:
CARGA HORÁRIA
20 horas-aula.
Sexta-feira, das 13:30 às 21:15
Sábado, das 8:00 às 12:00 e 13:30 às 19:25.
LOCAL DO EVENTO
Hotel Windsor Excelsior – Av. Atlântica, 1800, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ.
FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO
Acesse www.newroads.com.br, ou entre em contato pelo e-mail cursos.rio@newroads.com.br ou pelo telefone (81) 8187-0787.
0 comentários
EmoticonEmoticon