A PE 625, que liga a cidade Santa Filomena a Santa Cruz-PE, tem servido muito aos munícipes dessas duas cidades, mas aparentemente não foi construída dentro dos padrões de qualidade. Com apenas 5 anos de existência já teve sérios problemas estruturais.
Sair do isolamento foi uma grande conquista para os moradores dos referidos municípios, pois em períodos chuvosos os agricultores sofriam muito e até se arriscavam nas perigosas travessias de riachos, no entanto o risco para a vida das pessoas ainda existe.
Quando começaram os trabalhos da construção os munícipes acompanhavam de perto e comemoravam pelos ganhos com as barragens que ficaram em vários locais, bem como, pelo fim dos atoleiros, que antes, se formavam nos períodos chuvosos. Só que o agricultor, é muito observador, e foram muitas as cobranças no sentido melhorar o projeto da obra. "houve agricultor que alertou sobre a necessidade de mais bueiros", pois pelo conhecimento prático sabiam o poder da água em cada local. Acontece que engenheiros, em geral, não crêem no saber popular ou pelos menos desconhecem o dito popular: "quem toma o caminho das águas deve lhe dá outro melhor".
Outra reivindicação foi no sentido de aumentar o tamanho das barragens, pois apesar de ter ficado bons reservatórios o potencial é bem maior. E caso isso tivesse ocorrido na proporção ideal certamente os últimos anos de seca que tivemos teriam causado bem menos transtornos.
Hoje, com a chegada das chuvas, a vida das pessoas continua em risco, mesmo com a PE em funcionamento, não mais pelos riachos e atoleiros, mas pelas crateras que se formam por baixo do asfalto, principalmente onde têm bueiros. Veja esse buraco logo na saída da Cidade de Santa Cruz-PE, que já tem meses e avança por baixo do asfalto:
Há ainda problemas com a sinalização, pois caem muitas placas pela baixa qualidade dos postes utilizados para sustentá-las. Percebendo essas placas caídas alguns oportunistas começaram a subtraí-las. Estão cometendo crime, no entanto tudo começa com o descuido que se percebe por parte do governo, que, aparentemente não tem um programa de vigilância para este fim, nem contratou um bom material para esse fim. Algumas placas ficaram cobertas por matos, mas houve uma limpeza logo após a visita de Paulo Câmara a Santa Filomena.
Muito antes da construção do asfalto havia uma estrada carroçável, por onde passavam os agricultores com suas carroças, bicicletas, animais etc. Hoje essas pessoas são obrigadas a utilizarem o a PE e têm ocorrido muitos acidentes já que o povo não estava preparado para utilizar o asfalto. Não seria de responsabilidade de o governo oferecer a estrada carroçável paralelamente já que a "pista", não é ideal para tráfego de carroças e animais? Ou, não deveria ter um acostamento melhor? O povo utilizava a estrada com suas carroças, vem o governo e constrói a "pista" com um mísero acostamento e aí? Quantas vidas vão pagar por isso?
Como disseram, os agricultores alertaram e hoje a PE já foi obstruída várias vezes. Até duas vezes num mesmo local. Veja a foto que mostra os remendos a cerca de 03, 10,13 e 16 Km de Santa Cruz-PE
Fonte ( Exu Noticias )
Fonte ( Exu Noticias )